top of page

Feliz Dia das Mães! (10/05/2026)

Imagem comemorativa de Dia das Mães

Origem da vida, princípio de um saber, semelhança a Deus e um passo além do imaginado. Com ela, temos uma ligação inquebrável, instintiva e forte, porque, em todo ser humano, há uma rocha. Essa é a “mãe”, que nos gera e se desgasta em uma posição, muitas vezes, ingrata e externamente imposta.

Após darem à luz, é comum que a sociedade as reduza aos filhos, como se apenas eles existissem; criam uma simbiose e a responsabilizam por cada atitude deles. Todavia, seus erros vêm do caráter próprio — assim vejo — e das ações da família. E, teoricamente, na maioria dos casos, essas crianças têm pai!

Muitas mulheres são pegas de surpresa, apesar de a intuição tentar avisar — ninguém se torna mãe do nada. O choque conduz à reescrita de uma trajetória — não é pequeno ou aleatório ser a única chance de alguém. Logo, essa é uma escolha unicamente da mulher, posto que, majoritariamente, será quem vai conceber e cuidar.

Por essa força, por esse sacrifício, por esse renascimento, eu desejo a todas um Feliz Dia das Mães! Em particular, às que cumprem um papel que não devia ser seu! Sem vocês, não seríamos nada e cada homenagem é pouco perto do que diminuíram para que coubéssemos no mundo! 💝🌎


Eu e minha mãe temos uma relação diversa. Somos bem próximas, porém, às vezes, isso fica em cheque. Não é uma surpresa por como a maternidade também sofre com o patriarcado. Só que, no meu caso, é também uma dúvida.

Quando ela engravidou de mim, minha avó disse “Você vai ter uma amiga!”. Contudo, nenhuma das duas esperava que, na realidade, eu seria um verdadeiro desafio: cada dor sofrida, cada questão por entre a qual me debati e cada carinho que, naturalmente, se encaixou provaram que o que temos não é especulação — e, no final, gradativamente, me torno um espelho da mulher de quem vim! Eu não fui fácil, e somente um grande amor poderia suportar as nuances do que eu sou! E ela continua aqui, mostrando que não há limites quando se trata do real!

Obrigada por isso, mãe! Obrigada por nunca abrir mão da incógnita que é ser minha mãe! Eu te amo muito! 😍🥹💗


 
 
 

Comentários


bottom of page